sexta-feira, 23 de março de 2007

Harmonização Aula 8

Cadências : Sucessão de harmonias com caráter de repouso provisório ou de conclusão de uma frase musical, de um período , ou de uma composição.
Podemos dispor os acordes de muitas maneiras diferentes! Algumas disposições harmônicas são convencionadas para servirem como suporte para outras: são cadências, caracterizadas pela combinação funcional dos acordes, com sentido conclusivo ou suspensivo. Para se caracterizar uma cadência, é preciso, pelo menos, dois acordes de funções diferentes. É através da cadência que se define uma tonalidade, já que dois acordes de diferentes funções possuem quase todas as notas de uma tonalidade. São cinco as cadências:
Cadência Perfeita : É a mais forte. Resulta da combinação das funções dominante e tônica. Pode vir precedida do II ou IV grau.
Graus : V - I
Acordes : G - C (utilizando o campo harmônico de dó maior como exemplo)
Cadência imperfeita : Também resulta da combinação das funções dominante e tônica, em que, um ou ambos os acordes estão invertidos. Ou ainda no caso VII para I. Nesses casos, a cadência enfraquece acentuadamente.
Graus : V(alt) - I(alt)
Acordes: G(2ª inversão) - C(1ª inversão)
Cadência plagal : É resultado da combinação das funções subdominante e tônica. Trata-se, também de uma cadência conclusiva.
Graus : IV - I
Acordes: F - C
Cadência Suspensiva : A cadência termina na dominate (suspensão). Sendo o dominante precedido por graus de diferentes funções.
Graus : I - V
Acordes : C - G
Cadência interrompida : Acontece quando o dominante vem seguido de um acorde que não é o I grau. Normalmente VI ou III.
Graus : V - VI
Acordes: G - Am
Grande abraço e até segunda !!

quinta-feira, 22 de março de 2007

Improvisação Aula 5

Vamos há uma forma bem prática de improviso. O exemplo foi baseado no tom de Lá maior , mas pode ser transposto pra qualquer tom.

Campo harmônico :
I > II > III > IV > V > VI > VII : A7+ > Bm7 > C#m7 > D7+ > E7 > F#m7 > G#°

Elementos a serem usados:
Tríades : Podemos utilizar os arpejos das tríades do I, IV e V grau do Campo Harmônico
A , D , E
Pentatônicas : Podemos usar a Penta menor do II,III e IV grau do Campo Harmônico:
Bm, C#m, F#m
Arpejos : Podemos usar os arpejos ue corresponde a cada nota do acorde do modo.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Improvisação Aula 4

Para que se possa fazer um bom improviso é necessário que se tenha absoluto controele sobre a a harmonia, no sentido de se entender a função dos acordes e as tonalidades ao qual estes fazem referência. Uma maneira de se pensar na harmonia e improvisação é a que segue: entendendo que certo acorde pertence a uma determinada tonalidade e/ou, que este pretende cadenciar para determinado modo (dórico, frígio,etc.) podemos aplicar os elementos melódicos descritos a seguir. Estes não são os únicos , mas acredito que sejam suficientes para se criar uma improvisação um tanto quanto variada e interessante no que se refere a diversificação dos elementos utilizados.

terça-feira, 20 de março de 2007

Harmonização Aula 7

Para o pessoal que gosta de Jazz ( e bossa nova) segue uma super dica de rearmonização. Você pode pegar a quarta nota da escala da tônica do campo harmônico e aplicar nos outros acordes.
Exemplo : Suponha campo harmônico de Dó maior: C > Dm > Em > F > G > Am
Agora adicionamos a quarta nota da escala de dó maior que é >>> Fá em todos os acordes.

A nova sequência será : C4 > Dm > Em(b9) > F > G7 > Am(b13)

Sacaram ???